Outro Castelo #60: A Ascensão das BURUSAS

OH SIM! Sejam bem vindos as terras longínquas de um Outro Castelo. Hoje, Mateus “Six, Rodrigo Lanzonet e Augusto Fuca convidam o buruseiro Alex Seph para comentar sobre o mercado de jogos japoneses atual.

O que é uma BURUSA? Conheça o significado através do dicionário “Lanzonpedico e descubra conosco porque o mercado japonês voltou a bombar no ocidente. Será que foi apenas uma coincidência de datas? Ou será que o mercado japonês saiu de sua bolha e aprendeu a se reinventar para o mercado mundial? O Japão realmente precisa do ocidente para sobreviver? Além disso, comentamos um pouco sobre os jogos japoneses que estão sendo lançados ultimamente e têm recebido excelentes críticas, como Final Fantasy XV, The Last Guardian, NIOH, Resident Evil 7, Tales of Berseria, Zelda: Breath of the Wild, Yakuza 0 e Nier: Automata.

DURAÇÃO TOTAL: 1:42:00
LEITURA DE E-MAILS: 1:36:00

LINKS COMENTADOS:

NOS AJUDE ATRAVÉS DO: PATREON | PADRIM

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:

Deixe seu recado na postagem ou nos envie seu feedback diretamente por e-mail através do nosso FORMULÁRIO ou pelo TWITTER.

ASSINE OS FEEDS PARA TODOS OS PODCASTS:

FEED RSS 2FEED ITUNES 2

Sobre o Autor

Posts Relacionados

  • Joka

    Acho que o mercado japa tem dado um salto em questão de design sim, e não foi apenas uma coincidência, como o Alex Seph falou. Se analisarmos friamente as críticas dos games citados por vocês, todos eles receberam notas altíssimas e um dos pontos chave dessas notas é o crescimento deles. Olha o Zelda ai, chapas. No último de console o jogo te ensinava até a PEGAR A PORCARIA DE UM VASO, e nesse, ele te larga na imensidão. E digo mais, muitos jogos mundo aberto poderiam aprender com Zelda…..NUNCA PENSEI QUE DIRIA ISSO, xD. Não sei se vocês acessam o Overloadr, mas tem um artigo ótimo lá sobre esse tema feito pelo Rique!

  • gordinho do baixaki

    JAPÃO SUPERIOR!

    A LEGENDA NUNCA MORRE !

    ESPERA ATÉ SÓ SAIR SHENMUE !

    (perdi a voz)

    que podcast bonito e sincero para acalentar meu s2

    #asegavoltou

  • FERFO

    Não citaram meu KOF XIV que saiu ano passado e os relançamentos da SNK, como Garou, afinal, KOF ainda está ativo no mercado, vai ser jogo da EVO e recebe DLC de personagens constantemente. Inclusive, teve uma melhoria gráfica recente implementada em janeiro.

    MAS TUDO BEM, CHAPAS. Sei que eles são míseros perto do tamanho de tanto jogo japonês, ou “Burusas”, como vocês mesmo disseram. Ainda assim, espero por novidades da SEGA/Atlus fortemente

  • gordinho do baixaki

    Se um dia eu mudar meu nome, vai ser para GORDINHO BURUSEIRO

  • Matheus Dos Santos

    Olá meus caros amigos de Outro Castelo!
    Muito bom o podcast e legal ver o Alex Seph falando também. Quanto ao termo BURUSA é bem válido e sempre achava engraçado quando usavam ele. rs
    Eu mesmo era um que tinha largado um pouco os games bem japonesão raiz, mas ultimame deu uma saudade de jogos diferentes com as excentricidades e colegiais do oriente! Acho que Final Fantasy XV foi o que realmente abriu essa porta novamente, Nioh consegui terminar também e é bem legal! O problema maior é tempo e dinheiro para dar conta de tanto jogo bom saindo junto.
    Abraços de uma Meia-Lua distante!

  • Darley Santos

    Confesso que nunca havia escutado essa palavra antes – Burusa! Ah, o estilo nipônico é tão peculiar e típico, até quando os japoneses introjetam ou incorporam algo externo à cultura deles o resultado pode ser surpreendente ^^. Também não joguei nenhum Yakuza, e tempos atrás estava a procurar informações sobre o Yakuza 0, me interessei nele. Ótima lista de jogos!